4 de jan. de 2009

GIRA 01

COLAR ARREBENTADO

Olá, gostaria de uma orientação. Fiz minha guia de anjo da guarda, fui em duas giras e ela arrebentou. Não foi o nó, porque verifiquei que foi no meio. O que pode ser? Uns dizem que é o guia forte e outros que é carrego. Anderson - São Paulo

R.: Salve mi zi fio, observe que as contas, pedras ou cristais geram atritos no cordão, que seja o material que for, e esse é o maior motivo das guias que arrebentam. Por outro lado pode ser uma atuação magística de seu guia quebrando algo. Muitos podem dizer os motivos. O melhor é zuncê procurar seu Sacerdote para que ele lhe oriente. E de qualquer maneira não se preocupe e nem dê muita importância, lave as contas com água e sal grosso e refaça a guia. Boa sorte!!!

PRETO VELHO BANCÁRIO!

Nêgo, fui num terreiro e me falaram que alguém me fez "macumba" e que foi um Preto Velho que realizou e recebeu o dinheiro. Isto é possível? Virgínia - Curitiba

R.: He he, mi zi fia, este é um caso típico de mistificação e desinformação. Vamos deixar claro que Umbanda não pratica o mal, nem Caboclo, nem Preto Velho, nem Exu. Todos os espíritos que se manifestam na Lei de Umbanda estão voltados para a prática do bem, da caridade e da evolução. Intonce fia, corre deste terreiro!!!

 BANHO DE ERVAS !?!

Oi Nêgo Véio, queria saber qual o melhor banho de ervas pra eu tomar antes de ir ao terreiro? E se não der tempo de tomar, não posso entrar na gira, o que faço? Lua Nova - São Carlos/SP

R.: Olá mi zi fia, primeiramente é importante consultar seu dirigente, pois estas questões são bastante particulares de terreiro a terreiro. De toda forma, vai uma dica, use a mistura de samambaia, sálvia e alfazema. Caso vós zuncê se atrase e não dê tempo de fazer seu banho, também consulte seu dirigente, mas não se desespere, ao menos tome o banho de higiene, se concentre bem na hora da defumação e relaxe. Porém não deixe virar rotina viu zi fia.

 SAINDO DO ARMÁRIO...

Iaô meu Nêgo Véio, tenho uma dúvida que me incomoda muito. Posso incorporar Pomba-Gira? Dizem que me tornarei homossexual. Ronaldo - São Paulo

R.: Salve fio, Nêgo pergunta: vós zuncê é homossexual? Tens dúvida da sua orientação sexua? Porque os guias espirituais não influenciam nas opções de ninguém, tampouco na sexualidade e não obriga ninguém a nada. Acontece que as pessoas se escondem atrás das entidades para extravasarem suas necessidades mal resolvidas e isso precisa mudar. Nunca culpe um guia por nada em sua vida. E pode deixar a moça incorporar fio, deixa ela trabaia.

 EXU NA PORTA!

Olá, posso acender vela para Exu em casa? Eduardo - Cariacica/ES

R.: Salve zi fio, tenha no coração que Exu é um Guardião, que te ampara e lhe quer bem. Jamais o contrário, logo, acender vela para Exu em casa é ótimo, sinal que assim você fortalece sua intimidade com o Exu e garante sua proteção. E não esqueça de um bocadinho de marafo e um pito.

 ESTOU CARREGADO !!!

Salve irmãos, tenho uma dúvida que sempre pergunto para as pessoas e as respostas se contradizem. Quando a vela "borra" ou "chora" é porque descarregou? Fabiano - Bauru/SP

R.: Salve fio, óia mi zi fio, este assunto é delicado, existe muito misticismo em torno disso e pouco se explica, o fato é que muitos fatores influenciam para a vela "derreter desmanchando". A mínima corrente de vento na chama vai fazer o fogo inclinar e a vela "chorar". A qualidade da parafina e do pavio também significa muito. Intonce, somente dispois de vós mi cê verificar todas estas possíveis influências é que pode pensar que a vela materializou uma atuação magística levando a "borrar" a parafina.

 CABEÇA DURA!!!

Prezado Nêgo Véio, faz umas 4 semanas que vou ao terreiro que frequento e saio com dor de cabeça. Será que o terreiro está carregado? Estou puxando carga das pessoas? O que faço? Roberta Alves - Florianópolis/SC

R.: Eita mi zi fia, tantos dias doendo a "caxola" e não procurou um médico? Óia, não perca de vista a certeza de que se isso não é geral e só você sai com a dor, certamente o problema não é o terreiro e nem as pessoas, o problema está em você. Esqueceu que o terreiro tem os Exus para não deixar nenhum mal entrar? Que também tem a presença de centenas de mensageiros luzeiros para garantir que todos que ali entrarem com o coração aberto e envolvidos com a luz, dali sairão iluminados... Fia é muito fácil jogar a culpa do lado e não olhar para si mesma. Responda pro Nêgo: você fez seu banho de ervas? Suas orações? Acendeu sua vela de anjo da guarda? Ficou concentrada nos guias ou nas pessoas? Se as respostas forem positivas, então procure logo um médico, pois seu carrego chama-se enxaqueca...he he he.

(questões publicadas na edição 01/2007 da Revista Umbanda Sagrada)

4 comentários:

Anônimo disse...

A sua benca vovozinho,eu venho ao senhor pedir ajuda,eu moro longe do Brasil,(em Buenos Aires)e nao vou a terreiro porque aqui eles o farca que eu presico,nenho ao sr.pedir que me ajude a fazer banhos de descarrego,abre caminhos e para trabalho,sera possivel e desde ja eu lhe agradeco,muito obrigado.

Anônimo disse...

Salve meu grande pai preto velho,eu fui de umbanda e meu caboclo se chamava caboclo CAMETÀ e sua linha vibratória era oxóssi.gostaria de saber meu pai,se possível,algo sobre este caboclo,algum fundamento sobre ele,pois eu não soube nada sobre ele,infelizmente.desde já eu te agradeço,Muito Obrigado. Adeilton
São Paulo-sp.

Anônimo disse...

Salve meu grande pai preto velho,eu fui de umbanda e meu caboclo se chamava caboclo CAMETÀ e sua linha vibratória era oxóssi.gostaria de saber meu pai,se possível,algo sobre este caboclo,algum fundamento sobre ele,pois eu não soube nada sobre ele,infelizmente.desde já eu te agradeço,Muito Obrigado. Adeilton
São Paulo-sp.

Anônimo disse...

eu quero saber se posso comversa com o nego gerso como se eu estivesse conversando com alguem e quero ouvi toda as resposta dele